Bug do Facebook. O que podemos aprender com isso ?

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Notícia do dia: Facebook (#facebug) com diversas instabilidades entre elas: Impossibilidade de novas postagens, curtir posts e realizar campanhas. Imagino a seguinte cena: Uma empresa que tem uma campanha agendada para hoje de manhã, totalmente baseada no Facebook e não consegue realiza-la a tempo de aproveitar o horário correto que seus consumidores costumam ler  suas postagens (sim, cada empresa tem seu horário de melhor retorno – seu horário nobre). E esta campanha, pode gerar um resultado expressivo para empresa e para tanto seriam investidos milhões. É como se a TV saísse do ar no horário nobre para esta empresa, no dia do lançamento de seu produto, por exemplo.

De quem é a culpa do prejuízo ? Facebook ? Na minha opinião, “Mea culpa”, pois apesar de sua excelência, oferece uma plataforma paga de serviços que deixou de funcionar sem aviso prévio (pelo menos eu não recebi), gerando possíveis prejuízos a seus clientes (sem contar a ele próprio).


E pelo que li, no mundo todo. Agora a outra parte da “culpa” é da empresa que baseia 100% ou grande parte de sua estratégia em uma só plataforma. Como se rede social fosse apenas o Facebook.
Para estas empresas uma novidade: Existe vida além do Facebook.
Blogs, Micro Blogs (Twitter), Google +, Instagram, Pinterest, Linkedin, Foursquare, redes sociais corporativas, fóruns de discussão entre outras. Tudo isso são redes sociais. Ao contrário do que muitos pensam, as redes sociais são inerentes ao seres humanos e independem de ferramentas. O Facebook é uma ferramenta para automatizar e gerenciar nossas interações. É por este motivo, que defendo a estratégias de multi meios, onde a empresa cria um ciclo de trabalho, que utiliza site, e-mail e redes sociais para se relacionar com seus consumidores criando suas próprias redes sociais. Indo além, apesar de gostar muito do Facebook, já existem pesquisas mostrando sua estagnação na Europa e EUA… Por aqui ainda existe muito mercado para o Facebook crescer, mas faz parte do ciclo natural.

Quer saber mais sobre estratégias multi meio e colocar em prática? Conheça os recursos do eCRM123 software que permite viabilizar e gerenciar este ciclo, trabalhando web+redes sociais sem depender desta ou daquela ferramenta. Aproveite para participar do Soclday, evento sobre relacionamento com consumidores nas redes sociais e web que acontecerá no próximo dia 05 em SP. Espero te ver lá 😉

eCRM123

Editor do eCRM123 Blog

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