O Pinterest foi lançado em Março de 2010, e no começo foi até chamado de “fogo de palha”. Hoje ele é o maior impulsionador de negócios para muitas marcas, especialmente para as marcas de comércio eletrônico. Tomaram conhecimento de como as empresas podem usar a rede e começaram a criar maneiras de como servir essas marcas. Algumas das maiores e mais bem sucedidas empresas no Pinterest incluem marcas de e-commerce.
Mulheres como foco
As mulheres são os maiores usuários ativos do Pinterest. Considere preparar o seu conteúdo voltado para as mulheres. Foque em dirigir o contexto e o tom do seu conteúdo para atraí-las.
Divida seu conteúdo em categorias
Para superar o bloqueio criativo, use categorias para orientar sua produção de conteúdo. Duas categorias importantes a serem criadas são as que destacam fotos dos seus produtos e outra que conte a história da sua marca/empresa. Esses dois importantes pontos vão ajudar o seu público a entender o que é a sua empresa, o que vocês fazem e o porquê fazem isso. Uma outra categoria popular são os “bastidores” – que mostram as pessoas por trás da marca, que trabalham e se empenham fazendo com que sua empresa tenha um grande resultado. Outras ideias também nesse segmento também são vistas com bons olhos.
Fotos do Pinterest
Profissionalmente, fotografar e editar as fotos tendem a criar mais repins e comentários do que fotos não editadas. De qualquer forma, nem todas as marcas tem um fotografo profissional a seu dispor. Se o seu e-commerce não tem um profissional que edite as fotos – com uma pequena edição, é possível produzir conteúdo que pode ser um sucesso. Use softwares de edições grátis na internet.
Perfil da marca Kate Spade no Pinterest
Website Pins
O verdadeiro poder do Pinterest para o e-commerce está na sua capacidade de conduzir o tráfego para o seu site. “Pins” do seu site ou blog irão encorajar os cliques para o seu conteúdo. Poste também fotos no conteúdo do seu blog. O Pinterest possui um download que é instalado no seu navegador e permite que você pine as imagens de qualquer website. Para pinar seus produtos, use este link – o “Product Pins” foi criado exclusivamente para pessoas que compram no Pinterest. Essa parte permite colocar preço e mais detalhes sobre um produto. Permitindo que os produtos da sua marca tenham mais informações, aumentam as chances do consumidor visitar o seu website.
Conduzindo o fluxo do Pinterest para o seu site
Agora temos a parte mais importante. A conversão desse fluxo, significa que o usuário não só se interessou pelo seu conteúdo/produto, como tem necessidade de ter mais informações sobre. É importante conhecer esse os gostos e o comportamento desse novo novo consumidor e torná-lo parte da sua base, para que você possa ter o máximo de informações sobre ele e consiga maximizar essa experiência social entre empresa x consumidor. Para ter um raio x dessas pessoas que estão visitando o seu site, crie um login neste link perfil social no seu site e peça que eles se cadastrem. É possível ter uma visão ampla sobre quem são, local onde residem, páginas que curtem, marcas de roupas que usam, restaurantes que gostam, lista de amigos, etc- isso serve para cruzar os dados sobre a preferência desses usuários e observar as necessidades de cada um de uma forma mais precisa.
Estratégia de conteúdo – Painéis
Uma boa opção é colocar os títulos dos produtos da mesma maneira como estão no site. Facilitando a navegação por segmentos. Por outro lado, sua marca deve também mostrar que vocês são mais do que um produto. Não só uma marca, mas o “time”, a equipe. Crie um painel (como dito anteriormente) – que mostrem os bastidores da sua empresa, como são as coisas no escritório e a rotina do dia- a- dia. Isso humaniza a questão marca x consumidor e mostra que aí dentro tem pessoas que trabalham para fazer tudo isso crescer. Algumas empresas só pensam em vender e vender, mostre que você tem uma ideia diversificada desse formato e vá além. As pessoas gostam de conhecer as marcas que fornecem os produtos que elas compram.
Outras Dicas
Tenha um título que deixe claro o que a pessoa verá ao clicar. Também coloque palavras-chave na descrição dos painéis, porque assim os consumidores poderão facilmente achar seu conteúdo/produto quando fizerem as buscas pelo Pinterest. O Pinterest muda regularmente a sua ordem de exibição. Dependendo do que o seu e-commerce oferece, você pode alterar a ordem baseado em temporadas, cores, idades, tamanho, estilo, dia da semana, etc. (Para alterar a ordem dos seus painéis, basta arrastá-los na página inicial do seu perfil). O importante é tornar a navegação fácil para os consumidores e converter todo esse tráfego para o seu site. Incentivando esses usuários a se tornarem clientes fieis.
Um maior nível de exposição está relacionado com a quantidade de pessoas vendo seus produtos e marca. Com pequenos ajustes você pode alcançar melhores resultados. Integre sempre novos pins e mostre-se presente nos feeds. Isso deve ser uma prioridade.